quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Há histórias tão verdadeiras que às vezes parecem que são inventadas." (Manoel de Barros)


Ela nasceu e tudo mudou! Até hoje não conheci, não vivenciei mudança maior na vida. A percepção das coisas, os sentidos (sentidos – sensações e sentidos- significados), o modo de olhar o mundo e o outro...
Como artista, sempre me julguei sensível às sutilezas do mundo. E como uma artista que trabalha há oito anos com crianças e para crianças, sempre me senti totalmente a vontade com os prazeres e surpresas que surgem diariamente quando penetramos o universo da infância. Mas ser mãe me proporcionou um plus inexplicável! Me fez expandir o olhar para a infância e mergulhar com amor redobrado nesse mundo.
É um tal de querer saber tudo, querer decifrar mistérios, resgatar a magia de um tempo que ainda existe dentro da gente! É bem verdade que esse mundo sempre me fascinou. Depois que nasceu Luiza, eu quero mais é morar nele!
E assim estou vivendo nos últimos anos e com mais intensidade depois da chegada dela. Um pé na realidade, outro na fantasia, inventando histórias e vivendo tantas outras que de tão incrivelmente reais, parecem que são inventadas. E eu gosto demais disso tudo!
Acredito que todos aqueles que estão vivendo a primeira infância junto com seus filhos devem ter muitas histórias incríveis pra contar. Uma gargalhada mágica, as primeiras descobertas do bebê, o momento em que seu temperamento e personalidade vão se delineando, as primeiras palavras, a curiosidade instigante, as traquinagens, as primeiras escolhas e opiniões sobre o nosso mundo.
E é isso que queremos compartilhar aqui. Transformar e recontar essas histórias que são carregadas de tanto sentimento, que por si mesmas já se traduzem em arte.
Queremos comungar com os pequenos seres, a arte que já existe dentro deles, porque todos já nascem com ela!  
“Os pequenos nos convidam a experimentar. Eles têm a arte dentro de si. Eles criam arte. Eles dizem algo. Algo que perdemos. Algo atraente e sedutor. Algo que não reconhecemos. E que não podemos explicar. Tudo é muito maior. Para as crianças pequenas existe uma conexão direta entre vida e obra. Essas são coisas inseparáveis” (texto Convite, extraído do livro Baby-Art – os primeiros passos com a arte, de Anna Marie Holm).
Essa é uma experiência para bebes, mas também para os pais que se permitirem mergulhar de cabeça no universo de seus filhos e se reencontrar criança!
O convite está feito! Venha ascender para a infância junto com a gente!

Luciana Comin