segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Teatro para bebês: "eis a questão!"

       O dia-a-dia como professores de teatro da Educação Infantil somada à experiência da maternidade/ paternidade nos impulsionaram ao desafio de tecer um espetáculo teatral para bebês e crianças de 0 a 6 anos.
‘Bebês’ aqui serão considerados aquelas pessoas que possuam quatro anos incompletos. A partir dessa idade serão chamadas ‘crianças’.
Questões naturais surgiram quando começamos a pensar sobre a possibilidade de fazer um espetáculo para bebês: "pessoas bebês entendem uma apresentação ao vivo? O que dizer para esse público? Quais os referenciais existentes nessa vertente? O teatro para bebês é uma vertente? Os pais e mães de Salvador acolherão a idéia de levar crianças na primeiríssima infância para o teatro? Como seria a linguagem utilizada num espetáculo para bebês? Tatibitate? E a experiência para os acompanhantes dos bebês, como seria?" As respostas a questões como essas e muitas outras nos guiaram na confecção deste espetáculo desafiador.
De acordo com modernos estudos o bebê, ainda na barriga da mãe, capta estímulos externos tais como sons e até mesmo luzes, quando, por exemplo, ele consegue acompanhar a lâmpada de uma lanterna acesa sobre a barriga da mãe. Ora, se um bebê, ainda no ventre materno, consegue ser estimulado, quanto mais após o seu nascimento.
Nosso espetáculo oportuniza uma experiência, mais do que estética, mas um experiência estésica, que se refere à compreensão de um objeto por meio dos sentidos.
         Há uma movimentação crescente em torno da pessoa bebê, principalmente no que se refere a novas “vivências” deste ser que acaba de chegar. Portanto, aulas de dança materna, grupos de canto-coral, iniciativas como a do Cine-materna, novas propostas educacionais pautadas na humanização dos processos de educação, o crescente uso de slings, o aumento do número de espetáculos pelo país voltados para esse público, o surgimento de um festival internacional voltado para esse teatro, são apenas pistas de que esse ‘movimento’ ganha espaço.

Um comentário:

  1. Que proposta bacana esse teatro para bebes! Amei! queria muito poder assistir. Será uma experiência incrível. Para vocês e principalmente para os bebes. Adoro os trabalhos de estimulação.. E são poucos que oferecem essa estimulação precoce, muitos vêem a estimulação como algo que deve ser feito para crianças especiais, que necessitam de um cuidado maior, mas nao, a estimulação precoce é um trabalho lindo e fundamental para toda e qualquer criança. Um trabalho muito legal que também pode ser feito no teatro é o resgate do vinculo materno, tão deixado de lado no mundo atual, onde a mãe esta de um lado e o bebe com a baba, esse resgate faz com que a criança desenvolva muito, nao só emocional, mas cognitivamente. O vinculo mãe-bebe é muito bem trabalhado por meios de acalantos, e a mãe levando o bebe ao teatro é um momento mais que oportuno para ela aprender e desenvolver esse vinculo! Lu, parabéns! O trabalho de vocês é lindo! Beijos Ju

    ResponderExcluir